Como avaliar uma construtora

Junto com a decisão de comprar um imóvel, vem a dúvida: Como escolher onde morar? Em nosso artigo como avaliar a localização de um imóvel separamos dicas valiosas para ajudar a não cair em uma cilada, porém, existem outros fatores que são tão importantes quanto, como por exemplo, a qualidade da construtora.

Ela é a responsável pela infraestrutura, execução da obra, pelo parecer técnico do projeto enfim, por colocar o imóvel de pé, por isso é importante saber se a empresa é transparente, confiável e cumpre prazos. Nesse artigo iremos dar algumas dicas de como verificar se uma construtora é qualificada e pode te oferecer tudo o que está procurando.

O histórico da empresa

Adquirir um imóvel é um negócio que merece total atenção, afinal, é um compromisso de longo prazo e é mais difícil voltar atrás. Por isso, é importante checar o histórico da construtora e fechar negócio após ter certeza da sua atuação no mercado. Pesquise pelos empreendimentos que a construtora já entregou, se os prazos foram cumpridos e o nível da qualidade dos projetos.

Para estar entre as melhores, as construtoras precisam ter empreendimentos com boas localização, condições flexíveis de aquisição, qualidade na execução da obra e cumprimento de prazos. Com esse combo de informações, as chances de fazer um bom negócio são grandes.

Em cidades menores é mais fácil conseguir essas informações pela quantidade menor de construtoras, que com isso acabam sendo mais conhecidas. Quanto maior a cidade, mais difícil fica conseguir avaliações confiáveis, tornando o negócio mais arriscado.

Evolução

Após saber o histórico da construtora, é hora de verificar se ela está estagnada ou em constante evolução. Algumas podem ter parado no tempo e continuam construindo empreendimentos não tão atuais, entregando projetos ultrapassados. A construtora que está sempre superando os investimentos anteriores se preocupam em oferecer as melhores soluções do mercado para os seus clientes.

Além disso, existem empresas que, juntamente com um empreendimento inovador, pensam em adicionar ao local serviços que contribuem para a qualidade de vida dos moradores, como academia, área de lazer equipada, playground para as crianças… É um retorno financeiro, afinal, o morador terá acesso a todos os serviços sem precisar sair de casa ou pagar a mais por isso.

O Preço

O preço absoluto do imóvel é importante, porém verifique o valor por m², pois ele está ligado ao valor de revenda e pós-venda e, também, poderá render bons frutos caso queira usar o imóvel como investimento. Além disso, a localização também influencia em seu valor. Escolher um imóvel que, atualmente, está localizado em regiões que estão em emergente valorização pode ser valioso no futuro, já que as cidades estão se expandindo e, locais que antes não eram vistos como uma boa escolha, estão sendo apontados como uma região de supervalorização para o futuro.

Converse com os moradores

Se você já tem um imóvel em mente, mas ainda não tem certeza se realmente é o que você está procurando, converse com os moradores. Coletar informações com alguém que já vive no imóvel da construtora de seu interesse pode ser muito útil para verificar a qualidade do empreendimento bem como o material usado. Conversar com vizinhos também ajuda a descobrir sobre o empreendimento, se possui muito movimento nas ruas, sistema de esgoto, entre outras tantas informações importantes.

Consulte o projeto de incorporação

Verificar se o empreendimento está dentro das leis, se foi aprovado pela prefeitura da cidade e registrado no cartório ajuda a saber se a construtora é de confiança. Certificar-se da parte burocrática do negócio é importante para ter a certeza de que o empreendimento é legal e pode realmente ser negociado.

Após seguir essas dicas, você já está pronto para dar o próximo passo. Não esqueça de verificar os documentos e fazer uma vistoria no imóvel, assim você terá a certeza de que fez um bom negócio!

FAÇA UM COMENTÁRIO