Como avaliar a localização de um imóvel

Um dos fatores essenciais que ajudam a escolher um imóvel novo ou usado é a sua localização. Já parou para pensar em como um imóvel bem localizado é importante nos dias atuais? Algumas pessoas, movidas pela emoção de comprar seu primeiro imóvel, acabam não analisando bem esse quesito e fazendo um negócio do qual se arrependem depois, seja pela movimentação da rua, pelos negócios ao redor do empreendimento ou pela distância que terá que percorrer diariamente.

Mas, pensando em ajudar o comprador de primeira viagem, nós separamos dicas essenciais que vão ajudar a avaliar a localização do imóvel antes de comprá-lo. Confira:

Analise as vias de acesso e trace rotas

Um imóvel bem localizado é aquele que está próximo das principais vias de acesso da cidade. Afinal, ninguém quer passar horas no trânsito todos os dias e tornar o dia mais estressante. Por isso, calcule a distância entre o imóvel e os locais que você mais frequenta: Trabalho, academia, restaurante favorito, escola de filhos… Desse modo você terá uma noção de quanto tempo você e seus familiares levarão para cumprir a rotina diária e se vale a pena.

Lembre-se também de procurar sobre o transporte público nesta região. Verifique quais linhas de ônibus e/ou metrô passam por ali, pois às vezes acaba sendo mais vantajoso pegar uma condução do que todos os dias pegar o carro, tanto para sair quanto chegar ao seu lar.

Comércio e infraestrutura da região

Já dizia o velho ditado que o bem mais precioso que temos é o tempo. Por isso, gastar um certo tempo com tarefas básicas da vida, como ir a padaria, acabam sendo motivo para não investir em um local. Por isso faça uma pesquisa do comércio em volta do empreendimento, busque por padarias, supermercados, bancos, restaurantes, farmácias, etc. Desse modo você economizará tempo quando, por exemplo, for ao mercado para uma compra básica, além de não precisar tirar o carro da garagem.

Também fique atento à infraestrutura do bairro, pois isso influencia diretamente no conforto e qualidade de vida. Observe a qualidade dos serviços básicos do bairro como a iluminação pública, qualidade da água, saneamento básico, tubulação de gás e o calçamento das ruas. Além disso, verifique se há hospitais, postos de saúdes e postos policiais na proximidade, assim você já sabe onde ir caso algo aconteça.

Segurança e tranquilidade

Um dos principais pontos na hora de avaliar a localização de um imóvel é a segurança pública. Devido ao aumento da criminalidade no país, faça uma pesquisa sobre a “fama” do bairro. Procure por vizinhos e pessoas que já moram nessa região e pergunte como é morar ali. Nessa hora, todo cuidado é pouco para evitar problemas no futuro para você e sua família.

Preste atenção aos barulhos que você consegue ouvir de diferentes cômodos do imóvel, você pode fazer visitas em diferentes horas do dia para isso. Muitos imóveis, embora estejam localizados em ruas mais movimentadas, possuem uma boa infraestrutura interna que acaba abafando sons externos, então procure saber com vizinhos se eles escutam os barulhos durante o dia e a noite.

Lazer e entretenimento

Em condomínios residenciais há opções de lazer dentro do empreendimento tanto para crianças e adolescentes quanto para adultos como, por exemplo, piscinas, playground, salão de festas e jogos, além de espaço para brincar ao ar livre.

Outro ponto forte são as opções de lazer ao seu redor. Se você gosta de sair aos fins de semana com seus familiares e amigos ou pegar um cinema durante a semana após o trabalho, procure saber se nas proximidades há shoppings, cinemas, restaurantes e até mesmo parques. A qualidade de vida não está somente dentro do imóvel, como já percebemos, mas também ao seu redor.

Crescimento da Região

Comprar um imóvel é um investimento, portanto procure saber se a região apresenta possibilidade de crescimento no futuro e valorização do imóvel. A modernização de uma região impacta diretamente no valor do imóvel, ou seja, quanto mais a região se desenvolve mais pessoas querem morar ali, e mais rentável se torna o investimento.

Se o bairro do imóvel é mais afastado do centro da cidade ou possui poucos empreendimentos ao seu redor, tenha em mente que a possibilidade de, nos próximos anos, ele crescer é alta. Se isso não te incomoda e já checou todos os outros pontos, você está pronto para dar o próximo passo: Garantir a tão sonhada casa própria!

Para complementar esse artigo, temos um sobre os 10 itens que devem ser analisados em um imóvel antes de comprar que também vale a leitura!

E, se você está em busca de um imóvel em um bairro residencial com uma ótima localização….

Em Taubaté, um ótimo exemplo, é o Portal da Mantiqueira. Atualmente é um dos bairros mais valorizados da cidade e que mais tende a crescer. Ele já possui grandes empreendimentos que proporcionam uma qualidade de vida excelente por ser muito bem localizado, próximo do Taubaté Shopping, Hospital São Lucas, o parque municipal Monteiro Lobato, além de ter saídas próximas para a Dutra, Carvalho Pinto e Campos do Jordão. Ele tem os principais comércios ao seu redor como farmácias, bancos, supermercados, igreja, escolas, pontos de ônibus bem localizados, além de ser uma região muito tranquila, com pouco movimento, mesmo perto de grandes acessos.

Que tal dar uma olhada nos empreendimentos disponíveis na região?

Fale com nossos corretores agora mesmo.

FAÇA UM COMENTÁRIO