Por que levar um profissional para fazer uma vistoria de um imóvel?

Como já falamos aqui em outro artigo, fazer uma boa vistoria de um imóvel é uma das etapas mais importantes. Conferir se o imóvel está de acordo com o memorial descritivo, verificar se não há nenhum problema na estrutura… Tudo isso leva tempo e precisa ser feito com muito cuidado, por isso, a presença de um profissional pode tornar a vistoria muito mais fácil, afinal, o olhar clínico de um engenheiro, arquiteto ou até mestre de obra pode detectar problemas que seriam imperceptíveis ao olhar de uma pessoa leiga.

A presença de alguém que não é especializado na área de construção civil e não tem o conhecimento técnico para detectar os problemas corretamente, como por exemplo um problema estrutural, acaba fazendo um trabalho que maquia o problema, causando danos e até arriscando vidas. Por isso, a presença de um profissional especializado é importante, pois você terá a garantia de que aquele imóvel corresponde exatamente às especificações do contrato e está pronto para ser seu. Além disso, a inspeção feita por um profissional garante não só um ponto de vista de segurança e saúde, mas também a valorização do imóvel.

Uma parte que requer especial cuidado é a parte elétrica, que muitas vezes é feita de mal jeito, sendo a principal causa de incêndios, pois a carga acumulada na instalação elétrica de um mesmo imóvel pode ultrapassar o limite de segurança. Em casos de pessoas que não entendem tanto do assunto, podem acabar improvisando e danificando a fiação, causando curtos-circuitos. Verificar se as tomadas estão instaladas em locais corretos e a fiação do chuveiro também são pontos importantes. Outro ponto a ser observado o quanto antes é a estrutura do imóvel, pois um defeito, aparentemente pequeno, pode indicar falhas maiores e até causar desabamento.

Além de vistoriar o imóvel em si, é necessário fazer a vistoria das áreas comuns do condomínio – que é raramente feito por novos proprietários – como escadas de incêndio sem corrimão ou fora das especificações de segurança, falta de pisos antiaderentes nas escadarias, entre outros problemas. Você pode fazer o download da nossa planilha com um checklist dos pontos a serem observados em uma vistoria e compartilhá-la com seu arquiteto ou engenheiro escolhido.

Leia também: Como avaliar a localização de um imóvel

Arquiteto, engenheiro ou corretor de imóvel?

Para uma boa avaliação de um imóvel é imprescindível contar com o trabalho de um profissional capacitado para isso, pois ao final será apresentado um laudo de avaliação que apresentará tudo o que foi observado durante a visita. Esse laudo só poderá ser emitido por profissionais que tenham a formação técnica comprovada, ou seja, um engenheiro civil ou arquiteto (em caso de imóveis urbanos) e engenheiro agrônomo (imóveis rurais).

Embora muitos corretores de imóveis sejam muito bem capacitados e também formados em engenharia ou arquitetura, a grande maioria não possui habilitação técnica adequada para tal tipo de inspeção, por isso não conseguiriam realizar uma avaliação mais completa, porém, podem emitir um laudo de avaliação técnica mercadológica.

Contar com a presença dos dois tipos de profissionais seria a situação ideal, um para lidar com o caráter mais técnico da vistoria, e o outro para questões de mercado, valorização, financiamento e negociação do imóvel.

Então, antes de fazer a mudança pra tão sonhada casa nova, faça a vistoria e conte com a presença de profissionais. Assim você evitará problemas no futuro e garantirá que o seu imóvel está realmente pronto para morar!

FAÇA UM COMENTÁRIO